Educação Especial

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segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Pausa Protocolada

           Na atividade de pausa protocolada o texto vai sendo apresentado em partes, com interrupções estratégicamente selecionadas. A cada interrupção o professor propõe perguntas que permitam recapitular, fazer previsões para antecipar acontecimentos, varificar se as ipóteses levantadas estão adequadas.
           Um exemplo de atividade de pausa protocolada
     



Professores – Aparecida Miranda, David Gabriel, Janilda Izabel, Joana D´Arc.
Faixa etária da Turma - Atividade destinada a alunos de 10/11 anos.
Eixos – Leitura e Oralidade.
Capacidades – Compreensão leitora: antecipação de conteúdos e forma do texto.
                        Desenvolver a escuta atenta e a compreensão.
Atividade – Pausa Protocolada (atividade que pode ser explorada com criança a partir dos 6 anos. Os textos devem ser escolhidos de acordo com o nível dos alunos.)
Duração – 30 minutos.
Número de etapas – 01.
Modos de agrupamentos – discussão em grande grupo, sobre orientação do professor.
Materiais necessários – texto em data show, texto em folha avulsa.


ATIVIDADE


  • O texto que leremos hoje é uma FÁBULA. Quem sabe o que é uma fábula? Que tipo de personagens encontraremos nesse texto?

  • O título do texto que leremos é O GALO E A RAPOSA. Seu autor é JEAN DE LA FONTAINE, um francês escritor de poemas e fábulas, que viveu entre os anos de 1621 a 1695.



  • Você conhece um galo? Se não conhece, você imagina como é um galo?






  • Você conhece uma raposa? Se não conhece, você imagina como é uma raposa?





               O que você acredita que pode ser tratado numa fábula com esse título?


1ª parte

Num galho, empoleirado, estava, atento e alerta, um galo vivido e sagaz.
__ Irmão __ diz com voz meiga uma raposa esperta

·        Você sabe o que significa “sagaz e vivido”?
·        O que a raposa perguntará para o galo?


2ª parte

__ Não sabe que estamos em paz?
É o fim daquela vida incerta de lutas e de medo. Enfim: trégua geral!
·        Você sabe o que significa a palavra “trégua”? Porque era que a raposa está propondo trégua?
·        O que a raposa vai pedir ao galo?


3ª parte

Vem dar-me um beijo fraternal. Vem logo, o tempo é curto. E quanto aos outros galos, incumbo a ti de ir avisá-los. Deixe de lado os medos vãos, pois agora somos...

·        Agora o galo e a raposa são o que?
·        Por que vocês acham isso?


4ª parte

Agora somos irmãos. É tempo de festa e de dança!
__ Desce com toda confiança, quero dar-te...

·        O que a raposa quer dar ao dar ao galo?

5ª parte

Quero dar-te um beijo na testa.
__ “Minha amiga” __ responde o galo...

·        O que o galo responderá para a raposa?
·        Será que o galo acreditará na raposa?
·        Baseado em que vocês acreditam que sim/não?
·        Aconteceu o que vocês imaginaram?
                                                            
6ª parte

Eu não podia imaginar notícia mais feliz do que esta!  Que festa! Que alegria! E que satisfação por ver que chegaste primeiro com esta boa nova. Teremos em breve uma prova da verdade, pois, a correr vejo daqui...

·        Quem vem a correr na direção do galo e da raposa?
·        Por que?

7ª parte

Vejo daqui a correr dois galgos que por certo estão trazendo a nós a comunicação desta notícia alegre. Vamos esperá-los para trocarmos beijos: cães, raposas, galos.

·        Você sabe o que são galgos?
·        O que a raposa responderá ao galo?


8ª parte

__ Outro dia talvez. Eu já me vou.
E dizendo isso se esgueirou para bem longe do caminho.

  • O que fez o galo depois que a raposa saiu?
  • Você sabe o que significa a palavra “esgueirou”?


9ª parte

O velho galo riu sozinho, pois o prazer é redobrado quando se vê ao fim o embusteiro logrado.

  • Você sabe o que é um embusteiro? – Aquele que é mentiroso, impostor.
  • Você sabe o que significa a palavra “logrado”? – Enganado com astúcia.



Conclusão

Ler oralmente o texto, sem pausa. Conversar sobre a fábula:

  • O que levou você a tais respostas?
  • A fábula teve o fim que você imaginava?















Referência bibliográfica


LA FONTAINE, Jean de. Fábulas de La Fontaine. Trad. Milton Amado e Eugênio Amado. Belo Horizonte, Vila Rica, 1982. P. 165-166.

Um comentário:

  1. Ficou ótima, esta forma de trabalhar com texto e imagem é tudo de bom.

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